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O futuro do trabalho é freelance

  • Foto do escritor: Equipe BizMindset
    Equipe BizMindset
  • 21 de jan. de 2020
  • 4 min de leitura

Desmond Dickerson - Center for the Future of Work USA


O próximo COO da sua empresa trabalhará remotamente, permanecerá por 6 meses e nunca terá uma conta de email da empresa. Mas eles será a melhor contratação que você já fez. Como isso pode ser possível? Agradeça aos “supertemporários”. São trabalhadores altamente qualificados e de alto desempenho que optaram por trabalhar como freelancers. E eles estão rapidamente se tornando uma fonte de talento essencial para empresas ágeis com necessidades de força de trabalho em rápida evolução. Enquanto muitos pensam nos freelancers como trabalhadores da nova economia (transportando passageiros ou entregando comida) o os “supertemporários” sao consultores de gerenciamento, arquitetos, engenheiros e outros profissionais de colarinho branco que comandam o maior valor por seus serviços.


Os avanços na tecnologia de telecomunicações e nas plataformas de trabalho, juntamente com o crescente desinteresse nos acordos de trabalho tradicionais, capacitaram esses freelancers a imitar seus antepassados ​​de agentes livres de esportes profissionais "levem seus talentos para South Beach" ou qualquer praia com WiFi. Mas não são apenas as praias de Bali ou Phuket que atraem nômades digitais sem restrições de fronteiras geográficas. Alguns optaram por levar seus talentos para pequenas cidades onde a vida se move mais devagar e seus ganhos se estendem ainda mais. Mas deixar o cubículo para o sofá é apenas uma das razões para o aumento de freelancers em serviços profissionais. Há várias tendências econômicas, sociais e tecnológicas em jogo.


Trabalhar para si mesmo costumava ser o sonho americano. Uma nação de agricultores, artesãos, comerciantes e afins forjou uma identidade como lutadores encarregados de seus próprios destinos. Em 1860, 80% da força de trabalho trabalhava por conta própria. Cem anos depois, na década de 1970, esse número caiu para 7%. As pessoas optaram por trabalhar para os empregadores devido a fortes sindicatos e a um nível percebido de lealdade e comprometimento com os funcionários. Desde então, esses fatores diminuíram. Os entrevistados de um estudo recente sobre freelancers nos Estados Unidos dizem que os empregadores são menos leais (56%) e menos confiáveis ​​(38%) para os funcionários nos últimos dez anos. Essa falta de cuidado dos empregadores está pressionando os funcionários anteriormente com alto desempenho a se dedicarem por conta própria como freelancers. E à medida que mais deles se dedicam ao freelancer, o estigma anterior associado à prática também diminui. No passado, o freelancer era visto como um último recurso para indivíduos que se destacavam em papéis tradicionais ou para aqueles que eram funcionários indesejáveis.


Agora, parece que os indivíduos mais talentosos estão apostando em si mesmos e a tecnologia para isso está chegando bem na hora. Aplicativos como o Slack mantêm as equipes conectadas e organizadas, não importa onde estejam localizadas. E as opções de videoconferência fornecem o " face a face" necessário para que algumas equipes trabalhem efetivamente. WiFi constante e um laptop são tudo o que é necessário para que os freelancers trabalhem, onde quer que estejam. Além das ferramentas tecnológicas usadas no trabalho, as plataformas digitais estão facilitando para os freelancers encontrar empresas que precisam de seus serviços.


Apesar da empolgação e das oportunidades no espaço freelancer, permanecem as desvantagens tanto para os trabalhadores quanto para os clientes corporativos. O principal obstáculo para os trabalhadores freelancers é a falta de um pacote de benefícios que normalmente é incluído na remuneração geral de um empregador. Esses trabalhadores devem pagar do próprio bolso os benefícios de saúde e gerenciar mais diretamente seus fundos de aposentadoria. Por natureza, o trabalho freelance carece da consistência e estabilidade de um trabalho assalariado. Quando pesquisados ​​sobre o tema, 41% dos trabalhadores tradicionais citaram essa incerteza financeira como a maior barreira para ingressar na força de trabalho freelancer.


Os freelancers geralmente trabalham remotamente, para que não tenham a oportunidade de criar camaradagem com colegas de trabalho. Isso se traduz em um desafio para as empresas que os empregam, pois devem fazer esforços deliberados para produzir coesão entre as equipes que não trabalham em estreita proximidade nem para o mesmo empregador. Embora esse arranjo traga agilidade à força de trabalho, ele também cria uma situação mais dinâmica para gerenciar. A falta de consistência deixa espaço para falhas de comunicação e mal-entendidos simples, menos comuns para os funcionários que trabalham juntos a longo prazo. Para combater esse e outros problemas que surgem com acordos de trabalho freelance, os empregadores podem realizar esforços proativos de gerenciamento.


O primeiro passo para as empresas aumentarem suas equipes com freelancers é estabelecer uma forte rede de pessoas talentosas para suas necessidades. Isso pode ser feito da maneira tradicional via rede ou solicitando apresentações. Mas várias plataformas surgiram para tirar o acaso deste processo. Serviços como MBO Partners, Wethos e UpWork fornecem plataformas para as empresas envolverem profissionais freelancers examinados. À medida que o talento freelancer é identificado e selecionado para o trabalho do projeto, é essencial estabelecer relacionamentos e gerenciar políticas. Os funcionários em período integral podem se sentir ameaçados pela chegada de ajuda freelance, resultando em relacionamentos difíceis. A função do gerente é garantir o trabalho em equipe e aliviar as tensões dentro da equipe de tempo integral. As reuniões de início podem ser usadas para isso e também servem para estabelecer expectativas claras para todas as partes envolvidas no trabalho. À medida que os projetos freelancers passam pela conclusão, o feedback é essencial. Pesquise todos os constituintes afetados pelos projetos freelancers sobre maneiras de melhorar ou o que funciona bem.


O freelancer atingiu um ponto de inflexão. O número de trabalhadores que a veem como uma opção de carreira de longo prazo agora é igual aos que a veem como uma solução de curto prazo. O espírito da classe criativa e a tecnologia à sua disposição lhes permitiram buscar o freelancer como uma opção de trabalho lucrativa e gratificante na maioria dos setores da indústria e da carreira. De fato, os freelancers contribuem com quase US $ 1 trilhão para a economia dos EUA. Ainda assim, muitas grandes empresas ainda precisam investir em pessoas, processos e ferramentas necessárias para tornar a força de trabalho ágil uma realidade para si. Ao fazer isso, eles correm o risco de perder terreno na aquisição de talentos para organizações mais ágeis. O freelancing oferece flexibilidade às empresas que precisam aumentar rapidamente sua força de trabalho para desafios inesperados e liberdade para os trabalhadores que desejam acordos de trabalho flexíveis e remotos. Adotar essa mudança de paradigma emergente posiciona todas as partes para ter sucesso no futuro do trabalho, não importa onde ou quando isso acontecer.


 
 
 

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